sábado, 4 de agosto de 2012

Psicologia da Gratidão - Joanna de Angelis/Divaldo Franco

A seguir, um excerto do texto original.


Psicologia da Gratidão - Joanna de Angelis/Divaldo Franco
"... Gratidão é como luz na sua velocidade percorrendo os espaços e clareando todo o percurso, sem se dar conta, sem o propósito de diluir-se no facho incandescente que assinala a sua conquista.

Uma das razões fundamentais para que a gratidão se expresse é o estímulo propiciado pela humildade que faz se compreenda o quanto se recebe, desde o ar que se respira gratuitamente aos nobres fenômenos automáticos do organismo, preservadores da existência.

Nessa percepção da humildade, ressuma o sentimento de alegria por tudo quanto é feito por outros, mesmo que sem ter ciência, em favor, em benefício dos demais. Essa identificação proporciona o amadurecimento psicológico, facultando compreender-se que ninguém é autossuficiente a tal ponto que não depende de nada ou de ninguém, numa soberba que lhe expressa a fragilidade emocional. 

Sem esse sentimento de identificação das manifestações gloriosas do existir, a gratulação não vai além da presunção de devolver, de nada ficar-se devendo a outrem, de passar incólume pelos caminhos existenciais, sem carregar débitos...

Quando se é grato, alcança-se a individuação que liberta. Para se atingir, no entanto, esse nível, o caminho é longo, atraente, fascinante e desafiador."

Joanna de Ângelis/Divaldo Franco


Psicologia da gratidão 1- Divaldo Franco 2012



Psicologia da gratidão 2 - Divaldo Franco 2012





 Gratidão na Visão Espírita - Nazareno Feitosa




 
"fora da caridade não há salvação"